A mágica do bicarbonato

20 de setembro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

A mágica do bicarbonato

O bicarbonato é um curinga. Além de ser usado na culinária, é um grande aliado na limpeza e custa bem baratinho. Confira maneiras de usar o bicarbonato e facilite sua rotina.

LIMPEZA DE GARRAFAS TÉRMICAS

Para tirar mancha e cheiro de café da garrafa térmica, coloque uma colher de sopa de bicarbonato dentro da garrafa, depois coloque água fervendo até a metade. Cuidado para não se queimar, porque o bicarbonato vai borbulhar nessa hora. Feche bem a garrafa, agite para cima e para baixo, depois descarte a água na pia. Se for necessário, repita a operação até ficar bem limpinho. Depois enxágue bem com água fervente, para tirar o resíduo de bicarbonato. Não enxágue com água fria, para sua garrafa não estourar.

Se a sujeira for muito resistente, deixe a garrafa com água quente e bicarbonato de um dia para o outro.

RETIRAR MANCHA DE QUEIMADO DAS PANELAS

Chega de esfrega-esfrega na hora de tirar manchas de queimado das panelas. O bicarbonato vai nocautear a mancha, sem você fazer muito esforço. Coloque um pouco de bicarbonato sobre a parte queimada e deixe agir por 10 minutinhos. Em seguida, limpe com uma esponja e lave com água. Se persistir alguma mancha, coloque um pouco de bicarbonato com água quente, deixe agir por 10 minutos, lave com esponja, um pouco de detergente e enxágue.

DÊ ADEUS AOS ODORES DA GELADEIRA

Coloque meia xícara de chá de bicarbonato em uma vasilha aberta e deixe na geladeira. Tenha cuidado para não derrubar o pó quando for pegar alguma coisa na geladeira, e troque o conteúdo a cada três meses. Você pode usar o mesmo truque em armários e guarda-roupas.

Você precisa limpar a geladeira? O bicarbonato não vai te deixar na mão. Misture uma colher de sopa de bicarbonato em um litro de água morna. Coloque um pouco dessa mistura em um pano limpo e passe nas prateleiras e paredes da geladeira. Ah! Para não consumir muita energia, é importante sempre desligar a geladeira antes de limpar. O processo é rapidinho e não demora muito.

SUA TORNEIRA VAI BRILHAR!

Quer deixar sua torneira e sifão brilhantes? Aplique bicarbonato de sódio junto com um pano úmido e dê uma esfregadinha. Finalize com um pano seco.

LIMPAR REJUNTES E PAREDES RABISCADAS

Para tirar desenho feitos pelas crianças nas paredes, coloque um pouco de bicarbonato em uma esponja úmida e esfregue delicadamente na parede.

Quer clarear o rejunte? Faça uma mistura com um pouco de bicarbonato e água oxigenada, depois limpe a sujeira com o auxílio de uma escova de dente. Use uma escova de dente velha ou uma só destinada para limpeza.

Outro truque para limpar rejunte com bicarbonato é fazer a seguinte mistura: sete xícaras de água, ½ xícara de bicarbonato, 1/3 de xícara de suco de limão e ¼ de xícara de vinagre. Depois passe a mistura no rejunte com uma escova.

DESENTUPIR A PIA

O cano da pia entupiu com excesso de gordura e comida? Despeje no ralo, duas a quatro colheres de sopa de bicarbonato e em seguida uma xícara de chá de vinagre.

Outra opção é colocar uma xícara de sal e uma xícara de bicarbonato de sódio e depois jogar por cima uma chaleira de água quente. Mas tenha cuidado para não se queimar.

LIMPE PANOS, ESPONJAS E ESCOVAS

Para limpar as escovas, panos de limpeza e esponjas utilizados nas tarefas diárias, faça uma mistura de água e bicarbonato, deixe de molho durante a noite e enxágue no dia seguinte. Use quatro colheres de sopa de bicarbonato para cada litro de água.

 limpeza-com-bicarbonato8

TIRAR MANCHA DE ROUPAS BRANCAS

Adicione uma colher de sopa de bicarbonato ao sabão em pó, na hora de lavar roupas brancas, para ajudar a tirar manchas.

 limpeza-com-bicarbonato9

PARA LIMPAR PISOS

Pegue um balde, encha com água morna e adicione meia xícara de bicarbonato. Com o auxílio de um pano, esfregão ou vassoura, passe a mistura sobre o piso e depois enxágue.

 

RETIRE MOFO DE ARMÁRIOS, PAREDES E BANHEIRO

Faça uma mistura de uma colher de chá de bicarbonato com 240 ml de vinagre branco. É importante fazer a mistura em um recipiente alto, pois a combinação de base mais ácido, borbulha. Depois de preparada, coloque a mistura em um borrifador e aplique na superfície desejada. Aguarde 10 minutos e depois passe um pano seco.

 limpeza-com-bicarbonato11

Você imaginava que o bicarbonato servia para tanta coisa? Ele é ainda mais versátil, essas são só algumas aplicações. Experimente e confira como é um poderoso aliado.

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER