Imagem de destaque
ABOBRINHA GRATINADA RECHEADA COM RICOTA E NOZES

21 de outubro de 2016

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

ABOBRINHA GRATINADA RECHEADA COM RICOTA E NOZES

Pra começar a semana com leveza, depois da comilança do sabadão: abobrinha recheada com ricota e nozes. Saborosa, com folhinhas de hortelã que dão um toque de frescor, sai do forno gratinada, prontinha para você se deliciar!

INGREDIENTES

2 abobrinhas grandes

1/2 cebola picadinha

2 dentes de alho picadinhos

1/4 de xícara (chá) de nozes

Queijo parmesão ralado a gosto

2 xícaras (chá) de ricota esfarelada (aproximadamente 300 g)

Folhinha de hortelã a gosto

Azeite extravirgem a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto (dê preferência a pimenta-do-reino moída na hora)

Noz moscada a gosto (opcional)

COMO FAZER?

Preaqueça o forno a 180º C.

Higienize bem a abobrinha e a folhinha de hortelã.

Seque as abobrinhas, depois corte cada uma ao meio, no sentido comprimento.

Com o auxílio de uma colher, retire o miolo das abobrinhas e reserve. Deixe aproximadamente 0,5 cm da casca, elas devem ficar no formato para caber o recheio dentro.

Corte os miolos das abobrinhas bem pequenininhos. Pique também a cebola, o alho e as nozes (que não precisa ser muito picadinha).

Aqueça uma panela em forno médio, adicione azeite, refogue a cebola até perder água e murchar. Adicione o alho e dê uma douradinha. Junte os miolos das abobrinhas, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, misture tudo e refogue por aproximadamente cinco minutinhos, até ficar com a consistência macia.

Despeje o refogado em uma tigela, acrescente a ricota esfarelada, misture tudo com um garfo. Tempere com noz moscada, se desejar, e ajuste o sal. Depois adicione e misture as nozes picadas.

Ponha as abobrinhas em uma assadeira, se for antiaderente é melhor, com a concavidade voltada para cima, pois é aí que vai o recheio. Tempere o interior com um pouco de sal e pimenta-do-reino. Com uma colher distribua o recheio dentro das abobrinhas e regue com um pouquinho de azeite.

Polvilhe queijo ralado por cima e leve ao forno para assar por aproximadamente 30 minutos, até gratinar, ficar douradinha.

Sirva ainda quentinha com folhinhas de hortelã por cima, que trazem uma refrescância e perfume sensacionais.

#DicaEsperta Para dar uma cor no prato, coloque alguns tomates-cerejas na finalização.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte da receita: panelinha.ig.com.br

Fonte das imagens:
Imagem 1: panelinha.ig.com.br

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER