BOLINHOS DE BATATA DOCE, UM CURINGA DA ALIMENTAÇÃO

04 de agosto de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

BOLINHOS DE BATATA DOCE, UM CURINGA DA ALIMENTAÇÃO

Bolinhos de batata doce com frango são deliciosos e uma aposta certeira para quem não abre mão de aliar sabor à saúde. Uma receita descomplicada que dá sensação de saciedade por mais tempo. A batata doce é um alimento riquíssimo, excelente fonte de fibras, vitaminas A, B6 e C, com propriedades antioxidantes. Como tem baixo índice glicêmico, é absorvida mais lentamente pelo organismo, portanto um curinga para que faz dieta ou pratica atividades físicas.

A receita é simples e o preparo rapidinho. Leva tofu cremoso, que adiciona mais proteína à refeição, você encontra em supermercados ou lojas de produtos naturais, mas se quiser pode substituir por requeijão cremoso light. Ainda tem sementes de gergelim, uma das plantas mais antigas da humanidade, com benefícios nutricionais, ótima para o funcionamento do aparelho circulatório e digestivo.

Anote os ingredientes e experimente, você vai ficar fã!

INGREDIENTES

2 batatas doces grandes

2 peitos de frango

1 cebola cortada miudinha

2 dentes de alho picadinhos

Raspas de limão siciliano

Salsinha picada

Uma pitada de sal

Uma pitada de pimenta-do-reino

Azeite de oliva extravirgem

Sementes de gergelim

2 colheres de sopa de tofu cremoso batido com limão, sal e azeite no liquidificador

COMO FAZER?

Primeiro preaqueça o forno a 180º C. Descasque as batatas, enrole em um papel-manteiga, coloque em uma forma e leve para assar no forno até ficarem bem macias, em média dura 35 minutos, mas vai depender da potência do seu fogão, então fique ligada.

Enquanto isso, cozinhe o frango que já deve estar temperado, coloque os temperos que já está acostumada, depois que o frango estiver cozido, desfie.

Refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite, até ficarem douradinho, e misture depois com a carne desfiada e salsinha.

Bata no liquidificador: duas colheres de tofu cremoso (se não tiver, substitua por requeijão cremoso light), limão, sal e um pouco de azeite, até formar uma pasta uniforme.

Quando as batatas estiverem prontas, retire-as do fogo, tire o papel-manteiga e amasse as batatas com um garfo, elas devem ficar com a consistência de um purê grosso. Pegue um pouco desse purê, abra nas mãos como uma massa, coloque o frango desfiado no centro e enrole como uma bola para fechar. Repita o processo até acabar o purê e o frango. Passe as bolinhas na semente de gergelim e leve para assar no forno preaquecido por aproximadamente 10 minutinhos, até ficarem crocantes.

#DicaEsperta Sabe o que fica ótimo? Acrescentar cenoura ralada à mistura com frango desfiado.

Inspirada na receita da chef brasileira Virginia Chaves, no blog passagemgastronomica.com.br.

Fonte das imagens:
Imagem 1: milacozzi.com.br
Imagens 2 e 6: animale.com.br

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER