BOLO DE LARANJA COM CALDA E RASPINHAS DE LIMÃO

10 de abril de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

BOLO DE LARANJA COM CALDA E RASPINHAS DE LIMÃO

Ah! Um bolo de laranja quentinho com calda e raspinhas de limão é tudo de bom! Tem sabor de encontro com a família e combina muitíssimo com um café fresquinho. Ficou com desejo? Não deixe esfriar! Faça neste final de semana, depois conte pra gente!

INGREDIENTES

Massa

2 xícaras de sumo de laranja (é o suco sem água)

4 ovos grandes

4 xícaras de farinhas de trigo

2 xícaras (chá) de açúcar

1 xícara (chá) de óleo (240 ml)

1 colher (sopa) de fermento em pó

Raspas de um limão

Uma pitada de sal

Manteiga para untar a forma

Calda

2 xícaras de laranja

3 colheres (sopa) de açúcar

1 colher de manteiga

COMO FAZER

Preaqueça o forno a 180º.

Higienize as laranjas e o limão.

Unte com manteiga uma forma redonda com fundo no meio, polvilhe farinha de trigo e reserve.

Esprema as laranjas, para retirar o sumo.

Em um liquidificador, coloque os ovos, o sumo das laranjas, a xícara de óleo, as duas xícaras de açúcar e as rapinhas de limão. Bata bem até adquirir uma consistência homogênea. Depois despeje o conteúdo em uma tigela grande, acrescente a farinha de trigo aos poucos, mexendo sempre para incorporar delicadamente. Por último, adicione o fermento, a pitada de sal e misture.

Coloque na forma untada e leve ao forno, já preaquecido, por aproximadamente 35 minutos. O tempo de cozimento depende da potência do seu forno. Fique de olho e quando estiver próximo do tempo, espete um palitinho, se sair sequinho sem a massa, está pronto.

AGORA VAMOS FAZER A CALDA!

Deixe para fazer a calda quando tirar o bolo do forno.

Coloque o sumo da laranja, o açúcar e a colher de manteiga em uma panela, leve ao fogo médio. Deixe ferver um pouco, retire do fogo e reserve.

Desenforme o bolo, ainda quente, e coloque em um prato. Dê umas furadinhas com um garfo e depois despeje a calda sobre ele.

Na hora de servir, uma dica simples e bonita para dar um upgrade na apresentação, é decorar com rodelinhas de laranja e folhinhas de hortelã. Fica sensorial!

#DicaEsperta Se desejar, pode adicionar uma xícara de leite à massa.

#DicaEsperta Para realçar o sabor, coloque o bagaço de uma laranja, sem a parte branca e bata junto com a massa no liquidificador.

#DicaEsperta Pode optar por fazer o bolo sem a calda. Se tiver açúcar de confeiteiro, polvilhe por cima para incrementar.

#DicaEsperta Caso não tenha forma redonda com furinho no meio, pode fazer com uma retangular mesmo.

#DicaEsperta A calda com laranja fica refrescante e incrível, mas se desejar, pode adicionar leite condensado. É só mexer tudo e retirar do fogo quando não estiver muito encorpado.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER