BOLO FOFINHO DE LARANJA

16 de setembro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

BOLO FOFINHO DE LARANJA

Bolo fofinho de laranja com cafezinho feito na hora é tudo de bom! A receita é simples, muito prática, porque é feita no liquidificador e tem uma calda incrível, que aguça o sabor e deixa o bolo com um delicioso aroma cítrico. Quer um pedaço? Confira o passo a passo e experimente! Mas estamos avisando, vai ser difícil ficar numa só fatia.

INGREDIENTES

Para a massa do bolo

3 ovos

1 laranja grande (prefira um tipo de laranja mais doce, que tenha poucas sementes)

1 e 1/2 copo de açúcar

1 e 1/2 copo de farinha de trigo

1 copo de óleo

1 colher (sopa) de fermento em pó

Manteiga e farinha de trigo para untar a forma

#DicaEsperta Use um copo de 200 ml para medir.

Para a calda

1/2 xícara de açúcar de confeiteiro

1 xícara de suco de laranja

COMO FAZER?

Primeiro higienize bem a laranja e corte em quatro pedaços, retirando todas as sementes e a parte branca do meio. A laranja deve ficar com a casca, como está na imagem a seguir. É importante tirar as sementes e a parte branca, para não amargar.

Preaqueça o forno a 200º C.

Coloque no liquidificador, a laranja cortada, os ovos peneirados, o óleo e bata tudo. Depois acrescente a farinha de trigo aos poucos e o açúcar, e continue batendo. Por último coloque o fermento e bata rapidamente, porque se bater o fermento demais interfere na fermentação.

Unte uma forma redonda com furo central com manteiga e farinha de trigo. Se não tiver uma forma assim, use uma retangular de tamanho médio ou uma forma redonda sem furo central.

Despeje a massa do bolo dentro da forma untada e leve para assar no forno preaquecido, por aproximadamente uma hora. O tempo de preparo depende da potência do forno, portanto, é sempre bom ficar ligada e quando der 30 minutos conferir. Para ver se está no ponto, vale a dica certeira do tempo das vovós, espete um palito no centro do bolo, se sair limpinho, está assado.

Chegou a hora de fazer a calda perfumada!

A calda é tão simples que é feita fora do fogo. Coloque o açúcar de confeiteiro em uma vasilha pequena e adicione aos poucos o suco de laranja. Mexa para ficar bem incorporado.

Desenforme o bolo e dê umas leves espetadinhas. Jogue a calda sobre o bolo ainda quente. A calda vai deixar o bolo ainda mais aromático e molhadinho.

Para dar um plus, polvilhe raspinhas de laranjas por cima.

#DicaEsperta Se desejar, pode substituir o óleo da receita por um 1 copo e ½ de manteiga.

Fonte da receita: panelaterapia.com

Fonte das imagens:
Imagem 5: panelaterapia.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER