CARNE EM CAMADAS FEITA NA PANELA DE PRESSÃO

15 de maio de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

CARNE EM CAMADAS FEITA NA PANELA DE PRESSÃO

Já experimentou carne em camadas? É uma forma de cozinhar a carne na panela de pressão. A receita leva cebolas, batatas, azeitonas e outros ingredientes supimpas. A carne ganha suculência e um sabor irresistível. Confira o passo a passo e inove no cardápio!

INGREDIENTES

1 kg de carne (pode ser patinho, alcatra ou *contrafilé)

4 batatas grandes, descascadas e cortadas em rodelas

5 tomates maduros, cortados em rodelas grossas

2 cebolas grandes cortadas em rodelas médias

3 dentes de alho picadinhos

1 pimentão verde picadinho (se quiser, pode colocar metade de pimentão verde e misturar com a outra metade amarela ou vermelha, dá um colorido bonito)

2 folhas de louro

1 colher de sopa de extrato de tomate

1 tablete de caldo de carne, dissolvido em 1 xícara de chá de água quente

½ xícara de chá de azeitonas sem caroço (corte as azeitonas ao meio ou deixe elas inteiras, mas é importante não ter caroço)

Sal, pimenta-do-reino e orégano a gosto

Salsa picada a gosto

Azeite extravirgem

Uma colherzinha de chá de açúcar

MODO DE FAZER

Corte a carne escolhida em bifes pequenos, mas com um corte médio, não fino. Tempere com sal e pimenta-do-reino e leve à geladeira, em um recipiente tampado, por no mínimo uma hora.

Higienize os tomates e o pimentão. Corte e pique os ingredientes, conforme solicitado acima.

Depois, unte uma frigideira antiaderente com um pouco de azeite, coloque os dentes de alho picados, uma colherzinha de chá de açúcar e doure os bifes de ambos os lados, e reserve.

Na panela de pressão, coloque o equivalente a quatro colheres de sopa de azeite, e alterne camadas de carne, batata, cebola, pimentão, tomate e azeitona. Adicione o extrato de tomate, a xícara com caldo de carne dissolvido, orégano e um pouco de sal. Regue com um pouco de azeite, feche cuidadosamente a panela e leve para cozinhar em fogo alto.

Quando a panela começar a fazer pressão, reduza para o fogo baixo e cozinhe por aproximadamente mais quatro minutos. Depois deligue o fogo, espere sair a pressão da panela antes de abrir. Nesse momento é preciso bastante atenção e cuidado.

Coloque os bifes e os outros ingredientes em uma travessa grande. Cubra com o caldo que se formou e polvilhe salsa picadinha.

Sirva ainda quentinho e acompanhe com uma boa salada e arroz.

#DicaEsperta É uma receita aberta e qualquer pessoa pode acrescentar seu tempero especial e novos legumes e verduras.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Curiosidade: Apesar de você encontrar a grafia contra filé no açougue e supermercado, a forma correta de escrever é contrafilé.

Fonte das imagens:
Imagem 1: clubedogordinho.com.br
Imagem 3: domesticfits.com
Imagem 4: omahasteaks.com
Imagem 5: daringgourmet.com
Imagem 7: br.recepedia.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER