CATCHUP CASEIRO MUITO SABOROSO

22 de dezembro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

CATCHUP CASEIRO MUITO SABOROSO

Você é apaixonada por catchup? Com esta receita de catchup caseiro, você vai fazer o seu próprio catchup. E o melhor de tudo, ele vai ficar saboroso e muito mais saudável. Anote a receita e experimente!

Você é apaixonada por catchup? Com esta receita de catchup caseiro, você vai fazer o seu próprio catchup. E o melhor de tudo, ele vai ficar saboroso e muito mais saudável. Anote a receita e experimente!

 catchup-caseiro3

INGREDIENTES

Uma cebola grande picadinha

3 dentes de alho picadinhos

2 colheres de sopa de azeite

2 e ½ latas de tomates pelados com o líquido, cortados em cubos (você pode comprar no supermercado, mas nem sempre é fácil encontrar, por isso, vamos ensinar como fazer a seguir)

Sal e pimenta-do-reino a gosto

½ xícara (chá) de água

½ xícara (chá) de vinagre de vinho branco

½ xícara (chá) de açúcar mascavo

Uma pitada de cravo-da-índia em pó

1 colher de chá de gengibre picadinho

1 colher (chá) de semente de erva-doce

COMO FAZER?

Primeiro vamos fazer os tomates pelados, porque você pode não encontrar no supermercado.

Higienize os tomates e com uma faca, corte um x na base de cada tomate. Para fazer a receita é mais ou menos um quilo de tomate.

Pegue uma panela média, coloque metade do volume de água e leve ao fogo alto.

Pegue uma tigela, coloque pedras de gelo e reserve.

Quando a panela com água começar a ferver, coloque os tomates dentro e deixe cozinhar até a pele começar a soltar.

Pegue uma escumadeira, retire os tomates da água fervente e coloque-os na tigela com o gelo. O choque térmico ajuda a pele se desprender mais facilmente. Puxe a pele a partir do x e descarte, faça o mesmo processo em todos os tomates.

Depois corte os tomates em cubos grandes.

AGORA VAMOS À RECEITA DE CATCHUP!

Coloque uma panela antiaderente grande no fogo médio, aqueça um pouco, depois ponha o azeite extravirgem. Acrescente a cebola, dê uma douradinha, depois adicione o alho e refogue. Despeje duas latas e meia de tomate pelado na panela, se fizer em casa, utilize a medida de um copo de 300 ml.

Mexa tudo, deixe ferver um pouco e acrescente o sal, a pimenta-do-reino, o cravo, o açúcar mascavo, a água, o vinagre de vinho branco, o gengibre e a erva-doce. Mexa e deixe ferver mais um pouquinho, para os sabores ficarem bem incorporados.

Depois bata tudo no liquidificador, se seu liquidificador não for muito potente, vá batendo aos poucos.

Coloque novamente a mistura na panela, em fogo médio, e deixe mais ou menos um minuto, mexendo sempre. Está prontinho!

Escolha alguns vidros de conserva com fechamento hermético, pegue os que tiver em casa e faça uma esterilização.  Coloque o catchup caseiro dentro dos vidros, deixe os vidros abertos, para esfriar a temperatura ambiente. Quando estiverem frios, tampe e conserve na geladeira por até três semanas.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Inspirado na receita: gnt.globo.com/programas/cozinha-pratica/

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER