CREMOSA CLAFOUTIS DE CEREJA

22 de julho de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

CREMOSA CLAFOUTIS DE CEREJA

A pronúncia é de enrolar a língua, mas fazer Clafoutis não exige malabarismo. É uma torta francesa maravilhosa, com cerejas ou outras frutas vermelhas, e fica pronta rapidinho. O sabor é envolvente, doce na medida certa, perfeita para ser servida como sobremesa ou no café da manhã. Ficou curiosa? Vem degustar com a gente e bon appétit.

INGREDIENTES

600g de cerejas frescas sem caroço (retire os caroços antes de colocar na forma, você encontra as cerejas em supermercados e na feira)

4 ovos grandes

100 g de açúcar

1/4 de colher (chá) de sal

100 g de farinha de trigo

1/2 colher de sopa de essência de baunilha

240 ml de leite

30 g de manteiga derretida (2 colheres de sopa)

Raspinha de um limão higienizado

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Açúcar e manteiga para untar o refratário

VAMOS AO PASSO A PASSO?

Na receita usamos cerejas, mas você pode misturar várias frutas vermelhas ou substituir as cerejas por morangos, nesse caso, você retira o talinho.

Unte um refratário de aproximadamente 26 cm, com manteiga e açúcar (mais ou menos duas colheres de sobremesa). Espalhe bem em todo fundo e lateral, para o refratário ficar totalmente untado.

Coloque as cerejas sem caroço dentro do refratário untado, preencha todo o fundo e reserve.

Preaqueça o forno a 180º C.

Em uma tigela, coloque os ovos, o açúcar e o sal. Mexa bem com um fouet (batedor manual). Depois adicione aos poucos, mexendo sempre, a farinha de trigo, para ficar bem incorporada. Misture tudo até ficar um creme homogêneo, amarelinho.

Adicione a essência de baunilha, o leite e mexa. Acrescente a manteiga derretida, a raspinha de limão e mexa novamente, até ficar uniforme.

Despeje o creme, que tem uma consistência um pouco líquida mesmo, no refratário, em cima das cerejas.

Leve ao forno preaquecido por 40 a 45 minutos, aproximadamente. O tempo de cozimento, vai depender da potência do fogão, por isso é bom ficar de olho.

Quando estiver pronta, retire do forno e polvilhe açúcar de confeiteiro por cima. Decore com cerejas frescas, outras frutas vermelhas ou folhinhas de manjericão.

Pode degustar ainda quentinha, como sobremesa ou até mesmo no café da manhã! Depois é só guardar tampada na geladeira.

#DicaEsperta Sabe o que fica muito bonito? Depois que despejar o creme sobre as cerejas, colocar algumas frutas vermelhas por cima e levar para assar.

#DicaEsperta A ocasião é especial e quer impressionar na apresentação? Faça Cafoutis em refratários individuais. É só untar, despejar as cerejas, distribuir o creme sobre elas e colocar para assar normalmente.

#DicaEsperta Se desejar, pode servir com chantilly.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte das imagens:
Imagens 1, 4, 5, 6, 7, 9, 10: homecookingadventure.com
Imagem 16: honestfare.com

 

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER