FORMIDÁVEL PAVÊ DE BANANA COM CHOCOLATE

16 de julho de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

FORMIDÁVEL PAVÊ DE BANANA COM CHOCOLATE

Vamos adoçar o dia? Que tal um fenomenal pavê de banana com chocolate?! Rica em fibra e potássio, a banana faz uma alquimia maravilhosa com o chocolate. A receita tem duas camadas, uma com creme de banana e a outra com chocolate ao leite, mas é democrática, aceita variações. Em vez de duas camadas, você pode colocar somente uma. Também pode substituir o creme de banana por banana caramelizada ou cortadinha na montagem das camadas. Confira as instruções, e a partir das sugestões, sinta-se livre para colocar suas invencionices em ação.

INGREDIENTES

Para o creme de banana

1 colher (sopa) de açúcar

1 caixinha de creme de leite (sem soro)

1 lata de leite condensado

6 bananas nanicas maduras picadinhas

150 ml de leite

1 envelope de gelatina sem sabor

½ xícara (chá) de água

Para a cobertura de chocolate

1 caixinha de creme de leite (sem soro)

200g de chocolate ao leite

Para a montagem das camadas

200g de biscoito maisena

Mistura de 150ml de leite com 1 colher (sopa) de achocolatado em pó

Material

Papel-filme

COMO FAZER?

Descasque, pique as bananas e coloque-as em um refratário médio, junto com o açúcar e a água. Leve ao micro-ondas por aproximadamente cinco minutos ou até que as bananas fiquem douradinhas.

Quando estiverem douradas, retire do micro-ondas, mexa delicadamente e reserve.

Dissolva a gelatina sem sabor em 5 colheres (sopa) de água fria, coloque a gelatina aos poucos na água e mexa bem, para tudo ficar incorporado. Deixe descansar por três minutos, depois coloque no micro-ondas por 15 segundos. Retire do micro-ondas, mexa delicadamente e reserve.

No liquidificador, ponha o leite condensado, o creme de leite, o leite, as bananas que douraram no micro-ondas e bata tudo por cinco minutinhos, até ficar um creme homogêneo.

Desligue o liquidificador, acrescente a gelatina hidratada, bata por mais três minutos, desligue novamente e reserve.

Umedeça levemente os biscoitos maisena na mistura de leite com chocolate em pó. Depois em um refratário médio, monte o pavê, alternando camadas do creme de banana com os biscoitos maisena. Cubra com papel-filme, leve à geladeira por 10 a 15 minutos, para dar uma resfriada e encorpar um pouco.

Agora vamos preparar a cobertura de chocolate, que é muito simples! Corte a barra de chocolate ao leite em pedaços pequenos, coloque em um refratário e leve ao micro-ondas por dois minutinhos, para derreter. Retire, mexa bem e acrescente delicadamente o creme de leite, até ficar um creme homogêneo. Reserve para amornar um pouco.

Retire o refratário que colocou na geladeira, despeje a cobertura de chocolate por cima, espalhe para cobrir bem. Cubra com papel-filme e leve à geladeira novamente, por no mínimo duas horas, antes de servir.

#DicaEsperta Use raspinhas de chocolate branco para decorar, além de gostoso, faz um bonito contraste com o chocolate ao leite. Outra boa ideia é finalizar com rodelas de banana.

#DicaEsperta Quer fazer o pavê com um único tipo de creme? É simples, faça a banana caramelizada como ensinamos na receita. Coloque em um refratário, cubra com papel-filme e  leve à geladeira por 20 minutos para esfriar. Enquanto isso, hidrate a gelatina e reserve. Depois retire o refratário da geladeira, acrescente duas caixinhas de creme de leite geladas e a gelatina hidratada. Misture tudo muito bem. Leve novamente à geladeira por 20 minutos para dar uma encorpada no creme. Depois em um refratário, é só alternar as camadas de creme com biscoito maisena, colocando por último a camada de creme. Finalize com rapinhas de chocolate meio amargo, canela em pó ou chocolate em pó. Fica supimpa!!!

Fonte de inspiração da receita: http://zh.clicrbs.com.br/

Fonte das imagens:
Imagem 1: cybercook.com.br
Imagem 4: ccook3.vila.to
Imagem 6: panelaterapia.com
Imagem 7: culinaria.culturamix.com
Imagem 8: guiavegano.com.br

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER