IRRESISTÍVEL PUDIM DE PÃO DORMIDO

05 de fevereiro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

IRRESISTÍVEL PUDIM DE PÃO DORMIDO

Sabe aquele pão dormido que não desperta mais seu desejo, que tal transformar em um irresistível pudim? A receita é muitooo fácil, você faz praticamente com o que tem em casa. Não fique aí babando, vamos logo acordar o sabor desse pão, menina!

INGREDIENTES

4 pães de sal dormidos picados (preferencialmente do tipo francês)

3 ovos

1 lata de leite condensado

2 copos de leite líquido integral (pode usar a lata de leite condensado como medida)

1 colher de sopa de manteiga

1 colherzinha de chá de essência de baunilha (opcional)

1 xícara de açúcar

½ xícara de água

Leite para amolecer os pães

COMO FAZER A CALDA

Primeiro faça a calda de açúcar derretido. Se você já é acostumada a fazer, pode seguir seu jeitinho, existem várias formas.  Mas nossa dica é fazer na própria forma do pudim com furo central de 19cm de diâmetro. Se queremos praticidade, temos que começar por sujar menos prato e economizar água, não é mesmo?

Coloque a forma de pudim em fogo baixo, com uma xícara de açúcar dentro, deixe o açúcar derreter um pouco, quando estiver douradinho, acrescente ½ xícara de água quente e mexa delicadamente com uma colher de pau. Deixe derreter o açúcar até formar uma calda mais grossinha com cor de caramelo, mexa sempre que necessário. Cuidado para não queimar a calda, porque compromete o sabor. Depois espalhe a calda por toda a forma, em todos os cantinhos e reserve.

VAMOS AO PUDIM?

Preaqueça o forno a 180º.

Corte os pães em pedaços pequenos, coloque um pouco de leite no prato, a quantidade que dê para ensopar os pães, e deixe uns três minutinhos.

No liquidificador, coloque todos os ingredientes, o leite condensado, os ovos, dois copos de leite integral, uma colher de manteiga, essência de baunilha, e os pães já amolecidos. Bata bem, até formar um creme homogêneo.

Despeje o creme dentro da forma de pudim caramelizada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido, em banho-maria, por aproximadamente 1h30 minutos. É importantíssimo fazer em banho-maria, para assar de modo uniforme. Para ver se está bom, é só espetar um palitinho e ele sair limpinho.

Quando estiver pronto, deixe esfriar e leve à geladeira por 5h, antes de servir.

 #DicaEsperta Se desejar, pode acrescentar duas colheres de sopa de queijo parmesão ralado e bater com todos os ingredientes no liquidificador

#DicaEsperta Asse o pudim na grade superior do forno, longe da chama, para evitar a formação de furinhos.

#DicaEspera Para um toque gourmet, sirva com morangos cortadinhos. O colorido também fica lindo!

#DicaEsperta Acrescente uma pitadinha de canela e cravo em pó, para dar um plus na receita.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER