NAVEGUE NO SABOR DA BARQUINHA DE TAPIOCA

04 de fevereiro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

NAVEGUE NO SABOR DA BARQUINHA DE TAPIOCA

Tapioca ou beiju é uma comida tipicamente brasileira, de origem indígena e com coração nordestino. É muito saudável e pode substituir o pão francês. A possibilidade de recheios é tão diversificada, que é um prato cheio para você exercer sua criatividade. Pode ser servida no café da manhã, jantar ou como entrada em uma festinha. Fica gostoso e surpreendente. Confira agora possibilidades de recheios para a charmosa barquinha de tapioca e navegue por um mar de sabores.

Vamos fazer?

Como a ideia é descomplicar, compre o beiju pronto no mercado ou em lojas especializadas em produtos de fazenda ou regional. Agora anote os ingredientes dos recheios.

RECHEIO 1 – GUACAMOLE

Ingredientes:

1 abacate bem grande, sem caroço ou 2 abacates pequenos

1 cebola roxa média bem picada

1 tomate grande maduro picado, sem sementes

¼ de xícara de folhas de coentro picadinhas

3 colheres de sopa de sumo de limão fresco

1 pimenta dedo-de-moça média picadinha

1 dente de alho bem picadinho

2 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem

Sal a gosto

Beiju de tapioca (comprado pronto)

Modo de fazer

Pique todos os ingredientes. Antes de picar a pimenta dedo-de-moça, abra retire as sementes, a parte branca, depois corte em pedacinhos bem pequenos.

Amasse o abacate com um garfo, deixe alguns pedaços e coloque o sumo do limão. Acrescente os outros ingredientes, a cebola, o tomate, o coentro, a pimenta, o azeite, o alho e o sal a gosto. Misture delicadamente, não é para ficar homogêneo, os pedacinhos fazem parte da receita. Prontinho, fácil, não é? O ideal é servir imediatamente, para o abacate não escurecer e ficar amargo. Se não for usar na hora, guarde na geladeira, até a degustação.

É só colocar a guacamole no beiju e saborear. Ah! Se for servir em uma festinha, é melhor servir o recheio separado do beiju e os convidados colocarem o recheio na hora. Assim não fica muito molinho e preserva a crocância!

#DicaEsperta Se for deixar na geladeira até o momento do consumo, conserve junto com o caroço do abacate, lavado e seco.

SUGESTÃO 2 – RECHEIO DE IOGURTE GREGO

Ingredientes

2 potes de iogurte Grego tradicional (100g)

50g de manteiga sem sal

2 tomates médios, sem pele e sem sementes, picadinhos

80g de queijo parmesão ralado

1 dente de alho bem picadinho

1 colher de sopa de orégano fresco picadinho (se não tiver o fresco, pode usar o outro)

1 colher de sopa de manjericão picadinho

3 ramos de alecrim picadinho

Sal a gosto

Beiju de tapioca (comprado pronto)

Como fazer

Ligue o forno e preaqueça a 180º.

Coloque a manteiga em um refratário e derreta no micro-ondas por 30 segundos. Depois acrescente o queijo parmesão e misture bem. Adicione o iogurte Grego, o tomate, o orégano, o manjericão, o alho picado e o sal, até ficar um creme uniforme.

Distribua o recheio nos beijus, polvilhe o alecrim por cima e leve ao forno por aproximadamente 15 minutos, até ficarem douradinhos.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte das imagens:
Imagem 1: projetomestrecuca.com.br
Imagem 5: dedodemocanet

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER