NINHOS DE BATATA COM QUEIJO PARMESÃO

15 de setembro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

NINHOS DE BATATA COM QUEIJO PARMESÃO

Ninhos de batata com queijo parmesão são lindos e irresistíveis. Feitos em forminhas de cupcake, ficam prontos num piscar de olhos e você pode rechear com o que quiser. Bora experimentar?

INGREDIENTES

½ xícara de queijo parmesão ralado

3 ½ xícaras de batatas desfiadas

1/3 de xícara de cebolinha picadinha

Pimenta-do-reino a gosto

Sal a gosto

2 colheres de azeite de oliva extravirgem

Azeite extravirgem para pincelar as forminhas

MATERIAL

12 forminhas de cupcake

Papel-alumínio

COMO FAZER?

Descasque e desfie as batatas. Rale o queijo parmesão. Pique a cebolinha, já higienizada.

Preaqueça o forno a 180º C.

Pegue uma tigela grande, coloque a batata desfiada, o parmesão ralado, a cebolinha, o sal e pimenta do reino a gosto. Misture tudo delicadamente com o auxílio de um garfo. Regue com o azeite de oliva e misture levemente.

Unte as forminhas de cupcake com um pouco de azeite ou manteiga. Distribua a mistura em cada forminha, com a ajuda da parte de trás de uma colher, aplique uma leve pressão para a mistura envolver toda a forminha. A batata vai desidratar, por isso capriche na porção.

Cubra com papel-alumínio e leve para assar, no forno preaquecido por 10 minutos, depois retire o papel-alumínio e deixe mais 20 minutos, até ficar douradinho, o tempo vai depender da potência do seu forno. Cuidado nessa hora, para não se queimar, viu?

Quando retirar do forno, deixe esfriar por cinco minutos, antes de desenformar. Retire com o auxílio de uma faca ou espátula, passando em torno da borda de cada forminha e invertendo a forma e colocando em um prato.

Pode ser servido quente ou na temperatura ambiente. Polvilhe queijo parmesão e salsinha na hora de servir.

Acompanha o que você quiser. Pode decorar com ovinhos de codorna para dar um aspecto de ninho, incrementar com patê. Tem duas receitas deliciosas aqui, é só clicar e conferir.

 

Outra combinação que fica bacana, é refogar espinafre no azeite com dentes de alho e um pouco de queijo gorgonzola ou queijo de cabra. Depois é só rechear os ninhos com essa mistura.

Fonte das imagens:
Imagem 1: justapinch.com
Imagens 2, 3, 4, 5, 7 e 8: theyummylife.com
Imagens 6 e 10: mantitlemen.com
Imagem 9: temperomentalwordpress.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER