OVOS DE CHOCOLATE DE COLHER

18 de março de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

OVOS DE CHOCOLATE DE COLHER

O ovo simboliza vida, ressurreição e nascimento. E para muitas culturas, como os romanos, egípcios e chineses também representa a forma do universo. A tradição de presentear com ovos na Páscoa é antiga e envolve muitas lendas. Inicialmente os ovos eram pintados à mão, coube aos franceses introduzirem o costume de ovos feitos com chocolate. Hoje, a infinidade de ovos de chocolates é tão imensa, quanto o paladar dos fregueses.

“Chocolate, chocolate, eu só quero chocolate! ” A música de Tim Maia expressa bem o desejo que toma conta de muita gente no período. Com a nossa receita de ovos de chocolate de colher, você vai poder saciar essa vontade, sem gastar muito. E ainda entrar no clima, e presentear pessoas queridas com ovos feitos em casa. O resultado é tão bom, que supera o gosto dos ovos industrializados e ainda tem um ingrediente essencial: o amor.

Vamos deixar de prosa e colocar mãos à obra?

MATERIAL

Embalagens para ovos de Páscoa (vende em lojas de artigos para festas, você pode usar de 1kg, 500g ou 250g, para fazer a receita)

Papel-manteiga

Espátula

Tigela de vidro

Pincel

Caixas para colocar os ovos

Colher para dar de brinde (opcional)

INGREDIENTES PARA O OVO

500g de chocolate ao leite

500g de chocolate meio amargo

INGREDIENTES PARA O RECHEIO DE BRIGADEIRO

2 latas de creme de leite

2 latas de leite condensado

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

8 colheres (sopa) de chocolate em pó

Granulado ou confetes (opcional)

Ovomaltine (opcional)

Rendimento: Um ovo de 1kg, dois ovos de 500g ou quatro ovos de 250g.

COMO FAZER O OVO

Pique o chocolate meio amargo e o chocolate ao leite, misture e divida em três partes iguais.

Coloque duas partes do chocolate em um refratário e derreta no micro-ondas de 30 em 30 segundos, sempre mexendo a cada intervalo.

Adicione a terceira e última parte, e mexa bem com uma espátula até derreter e formar um creme homogêneo.

Pincele o chocolate na forma, faça uma camada fina e leve à geladeira por cinco minutos para endurecer, se quiser pode colocar no congelador. Repita o processo na forma até a camada ficar mais grossa.

Quando colocar a última camada, limpe as bordas e cubra a forma com papel-manteiga. Agora leve à geladeira para endurecer, mas com a forma virada para baixo.

PREPARO DO RECHEIO

Aqui não tem segredo, é só fazer um brigadeiro normal, com o ponto de colher.

Coloque os ingredientes do brigadeiro em uma panela, misture tudo e depois leve ao fogo brando. Mexa sempre, até o brigadeiro soltar do fundo da panela. Depois é só desenformar.

MONTAGEM DO OVO

Após o brigadeiro esfriar totalmente, encha as metades dos ovos com esse recheio. Para incrementar, você pode colocar granulado ou confetes. Uma ideia gostosa também é polvilhar um pouco de Ovomaltine.

Se for servir para as visitas no Domingo de Páscoa, pode colocar ele aberto em uma caixa bonita e decorada, com uma colher ao lado. Caso prefira dar de presente, você pode fechar o ovo com a parte oca, portanto uma parte vai ter recheio e a outra não. É só envolver com papel alumínio e colocar em uma caixa própria para ovo de Páscoa, que vende em lojas de festas.

Outra opção, que dá um toque sofisticado é utilizar folhas de transfer ou textura para chocolates. É simples, pegue uma folha de transfer e espalhe uma camada de chocolate sobre a folha, com a parte áspera virada para cima. Cole a metade do ovo que tem recheio por cima dessa camada de chocolate e deixe endurecer na geladeira. Depois retire o plástico e finalize a decoração com caixas próprias para ovos de colher. Essas caixas também vendem em lojas de artigos de festas.  Observe que nessa opção, a pessoa recebe de presente a metade de um ovo, o que valoriza o recheio. Para dar um up, coloque uma colher de brinde na caixa, assim a pessoa pode devorar mais facilmente.

#DicaEsperta O recheio fica por sua conta, pode substituir por doce de leite, chocolate branco, o que sua imaginação sugerir.

#DicaEsperta Você pode também mudar o sabor do ovo e optar por chocolate branco, em vez de ao leite e meio amargo.

#DicaEsperta Para dar um plus, enrole minibrigadeiros, passe no chocolate granulado e coloque por cima do recheio.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte das imagens:
Imagens 1 e 3: analugourmet
Imagens 2 e 9: boadaserra.com.br
Imagem 4: gostotanto
Imagem 5:s.yimgcom
Imagem 6: vicenzatoday.it
Imagem 7: mundodastribos.com
Imagem 8: i.ytimg.com
Imagem 10: bolsademulher.com
Imagem 11: nogueirense.com.br
Imagem 12: brunoernica.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER