QUEIJADINHA RÁPIDA

26 de fevereiro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

QUEIJADINHA RÁPIDA

A mistura do açúcar com o salgadinho do queijo faz da queijadinha uma sobremesa maravilhosa. É um doce que retrata nosso caldeirão cultural, possui influência portuguesa e africana, mas é genuinamente brasileiro. Com centenas de receitas, é uma sobremesa ligada às nossas raízes e cada família guarda um jeitinho próprio de fazer.

O coco contribui para sua textura agradável e a versão com leite condensado, aguça ainda mais o sabor. A calda caramelizada é o toque gourmet final, imprime um brilho incrível e atrai o olhar. Vamos ensinar uma queijadinha muito prática e simples. Não tem glúten, uma proteína presente em cereais como farinha de trigo ou aveia. É uma receita perfeita para quem é celíaco, tem intolerância a glúten ou quem faz alguma dieta e retirou essa proteína do cardápio. Os ingredientes são batidos no liquidificador, depois todo trabalho fica com o forno. Assim não tem desculpa, não é?  Que tal fazer no próximo fim de semana?

INGREDIENTES

1 lata de leite condensado

100g de queijo parmesão ralado

Raspas de um limão

200g de coco ralado

2 colheres (chá) de fermento em pó

1 colher de manteiga

200g de açúcar (1 xícara de chá)

4 ovos

Forminhas de papel número 4, são aquelas de empada (se fizer em forminhas de silicone, não precisa de forminhas de papel).

CALDA (OPCIONAL)

1 xícara (chá) de açúcar

1/2 xícara (chá) de água

Gotinhas de um limão

COMO FAZER

Primeiro preaqueça o forno a 200º C.

Misture o queijo ralado e o fermento.

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto as raspas do limão. Na hora de adicionar os ovos, não esqueça de peneirar as gemas. Bata bem até formar um creme homogêneo. Desligue o liquidificador e acrescente as raspas de limão, misturando delicadamente com uma colher.

Pegue as forminhas de papel e coloque dentro de forminhas de cupcake, se tiver forminhas de silicone não precisa nem usar forminhas de papel, pois pode colocar o creme diretamente nelas.

Depois despeje o creme dentro das forminhas de papel, até um pouco mais da metade da forma, porque ainda vai crescer.

Leve ao forno, já preaquecido, por aproximadamente 30 minutos, até assar e dourar.

Deixe esfriar um pouco e desenforme, você pode comer ainda quentinho ou levar à geladeira e servir gelado, fica uma maravilha assim. Se desejar, pode até não desenformar e apresentar nas próprias forminhas.

CALDA DE CARAMELO

A calda é opcional, você pode fazer um pouco antes de servir e despejar em cima.

Coloque uma xícara de chá de açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo. Deixe o açúcar derreter, quando estiver dourado, acrescente ½ xícara de água e umas gotinhas de limão. Mexa sempre até caramelizar. Então, é só retirar as queijadinhas da geladeira, distribuir delicadamente a calda sobre elas, servir e fazer sucesso!!!

#DicaEsperta Pode substituir o queijo parmesão por outro de sua preferência. Queijo Minas meia-cura, por exemplo, fica mais leve e menos salgadinho. A descrição vem na embalagem, é um queijo com características entre o queijo Minas padrão e o queijo prato.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte das imagens:
Imagem 1: jandira.com
Imagem 2: papodecozinhadoleo.blogspot.com
Imagem 4:  culinaria.culturamix.com
Imagem 5: sadia.com.br

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER