SOLUÇÕES PARA PEQUENOS ESPAÇOS

09 de setembro de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

SOLUÇÕES PARA PEQUENOS ESPAÇOS

A diminuição do espaço nas casas é uma tendência crescente, principalmente nas capitais, mas a redução no tamanho, não significa falta de charme. Buscar formas inteligentes de aproveitar o espaço e agregar funcionalidades aos ambientes, envolve planejamento e a descoberta de que menos pode ser o máximo. Confira algumas dicas que vão ajudar a superar esse desafio e criar um cantinho aconchegante, que transmita sua personalidade.

1- Cores claras ampliam o ambiente

A alternativa para aumentar a sensação de espaço é usar cores claras nas paredes e móveis. Não precisa ficar só no branco tradicional ou optar pela previsibilidade monocromática. Pode combinar diferentes tons pastéis entre si e deixar cores mais fortes para objetos pontuais na decoração, que vão adicionar identidade e história.  Papéis de parede com listras horizontais também valorizam o tamanho do ambiente, com estilo e originalidade.

2- Pratique o desapego

Vamos desapegar?! Um espaço pequeno é uma boa oportunidade de exercitar o que é essencial. Acúmulo gera desordem e poluição visual. Só tenha em casa o que for necessário, não guarde o que não usa e o que não tem funcionalidade. Coloque a energia estagnada para fluir, dê para quem precisa ou anuncie em sites de compra na Internet. Como os moradores, a casa precisa de áreas de respiro para gerar e transmitir bem-estar.

3- Solução para cozinhas de todos os tamanhos

 As cozinhas conquistaram destaque e se transformaram no sistema circulatório da casa, onde tudo acontece. Você tem uma casa ou apartamento pequeno e não sabe como aproveitar o espaço? As cozinhas moduladas ou compactas são um trunfo que permite usufruir do espaço com inteligência. Conectadas com os novos tempos, a Itatiaia oferece várias linhas de cozinhas de aço e madeira, com matéria-prima de alta qualidade e design inovador. Um diferencial sensacional nas cozinhas é a liberdade de escolher a quantidade de peças e compor o ambiente conforme as necessidades individuais.

Como organização é fundamental, principalmente em espaços mais reduzidos, opte por armários com boa divisão interna de prateleiras e um módulo versátil como o paneleiro profundo, que serve para guardar utensílios e mantimentos de diferentes tamanhos.

A versão paneleiro duplo torre quente, agrega mais uma funcionalidade o espaço para micro-ondas ou forno elétrico. É perfeito para quem busca unir praticidade, espaço e estética moderna.

A escolha de armários aéreos é outra solução para a cozinha ganhar espaço e usabilidade. Com vários modelos, você pode optar com ou sem portas de vidro, com nicho adega, nicho para objetos e mantimentos ou nicho decorativo superior.

A sensação de um ambiente mais amplo também pode ser obtida com o investimento em um cooktop. Além de oferecer modelos de cooktops de quatro e cinco bocas, a Itatiaia tem outro diferencial exclusivo, o gabinete para cooktop, que para facilitar a instalação, vem de fábrica com saída para mangueira de gás e ligação elétrica.

4- Móveis pequenos e práticos

Excesso de móveis ou móveis grandes, impedem a circulação e deixam o espaço pesado. Em vez de uma estante enorme, prefira estantes pequenas ou prateleiras suspensas, que economizam espaço no chão. Outra boa alternativa são nichos aéreos, que organizam com estilo e dão leveza. A cama box com baú é uma aliada da organização, usufrua da versatilidade para guardar roupas de cama, travesseiros, toalhas e edredons.

O criado-mudo é um bom exemplo que os móveis devem ser pensados para o espaço, se não puder ter dois, tenha um só ou improvise com uma prateleira bem fixada na parede.

Na sala, a mesa de centro, se tiver, pode ser estofada e usada como puff, quando necessário. Para ter mais espaço livre, coloque a TV embutida, com um belo painel de madeira, que ainda vai dar um up no décor. Usar um rack vasado, com espaço para deixar os puffs embaixo, é outra ideia genial. Quando as visitas chegarem, é só puxar e prosear.

5- A mágica dos espelhos

Espelho é um coelho na cartola dos designers de interiores. Um truque que cria a ilusão de profundidade, imprime sofisticação e delicadeza à decoração. Reflete a iluminação e a identidade dos moradores.

Mantenha-os sempre limpinhos e use na sala, na cabeceira da cama, no revestimento de móveis, na porta do guarda-roupa. Para dar amplitude visual, invista em espelhos grandes e leve em consideração o que será refletido. Na sala, uma parede inteira com espelho cria um jogo de imagens e alonga o espaço.

O ideal é usar apenas um espelho por ambiente, reflexos em excesso, geram confusão e desconforto visual.

6-  Sofá enorme, para quê?

Sofá enorme pode estar na moda, mas se pensar de forma lógica, é um monstrengo em um apê pequeno. Vai ocupar tanto espaço, que não vai sobrar para você ficar em pé ou receber amigos. Escolha apenas um de três lugares, complete com uma poltrona descolada ou com puffs.

Para sobrar mais espaço para sentar e deixar a decoração mais leve, prefira um sofá sem braços ou com braços menores. Se receber visitas com frequência e não tiver um quarto extra, opte por um sofá-cama na sala. Com modelos atrativos, os sofás-camas deram adeus ao ar insosso do passado, e surgiram repaginados, para cumprir sua função social com elegância.

O tecido do sofá é outro ponto importante, prefira tecidos lisos e confortáveis, deixe a ousadia das cores para as almofadas. Pense também na manutenção, principalmente se tiver crianças em casa, escolha um tecido fácil de limpar, resistente, que não suja com facilidade.

7- Cantinho sem função?

Em um espaço pequeno, cada cantinho é precioso. Use prateleiras de canto e aproveite para guardar livros e enfeites. Abuse das paredes com a utilização de detalhes suspensos e usufrua ao máximo do chão. Mas tome cuidado para não sobrecarregar e entulhar de objetos.

Quanto for viajar, resista ao desejo de comprar um monte de lembrancinhas, que não combinam com sua decoração. Expor um monte de objetos nas prateleiras, só vai acumular poeira, dificultar a limpeza e pesar o ambiente.

8- Plantas tornam o ambiente mais pessoal

As plantas trazem vida e uma conexão importante com a natureza, principalmente nos centros urbanos. Use suspensas nas varandas, penduradas no teto da sala ou nas paredes, com ganchos especiais. Como precisam de luz, coloque em um local que incida luz do sol, em algum período do dia, ou escolha as que não precisam de muita luz.

Inspire-se nessas ideias e transforme seu cantinho em um lugar ainda mais aconchegante. Ficou com alguma dúvida? Comente, que respondemos tudinho.

Fonte das imagens:
Imagens 1, 2, 11 e 19: casabemfeita.com
Imagem 3: feitodecoracao.com
Imagens 8, 12, 18 e 21: viveremcasa.com
Imagens 9, 10, 13 e 14: casaabril.com.br
Imagem 15: revista.zapimoveis.com.br
Imagens 16 e 20: blogdecoracao.biz
Imagem 17: 3.bp.blogspot.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER