TOMATES DELICIOSAMENTE RECHEADOS

11 de março de 2015

Imprimir post
Share

Ícone seta Voltar para o blog

TOMATES DELICIOSAMENTE RECHEADOS

Os tomates servem de base para várias receitas, mas hoje serão protagonistas. Recheados, ganham sofisticação e ficam deliciosos. É uma ideia fantástica para uma entrada ou aperitivo. Os recheios podem ser diversos, mas sugerimos alguns para iluminar sua imaginação. Inclusive, você pode criar com o que tiver em casa. Anote os ingredientes e aproveite para fazer nesse final de semana.

RECHEIO DE RICOTA E CREME DE LEITE

Ingredientes

6 tomates grandes

400g de ricota

100g de creme de leite

100g de requeijão

5 dentes de alho picados

1/3 de uma cebola picadinha

2 colheres (sopa) de cenoura ralada

1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem

2 colheres de sopa de salsa picada

Queijo ralado para polvilhar

Pimenta-do-reino a gosto

Sal a gosto

Como fazer

Preaqueça o forno a 180º.

Higienize bem o tomate, corte a parte de cima, que depois você pode aproveitar para fechar e servir como um chapeuzinho. Retire a polpa dos tomates, coloque um pouco de sal e pimenta-do-reino dentro. Depois vire os tomates, com a parte cortada para baixo, para sair o restante do líquido e eles ficarem mais secos. Coloque os tomates em uma forma de cupcake, para ficarem em pé. Se não tiver as forminhas, corte um pouco da ponta da outra extremidade de cada tomate e ponha em um refratário. Reserve, enquanto faz o restante da receita.

Em uma frigideira em fogo baixo, coloque um pouco de azeite e doure o alho e a cebola. Quando a cebola estiver transparente, desligue o fogo.

Pegue uma tigela e misture a ricota, o creme de leite, o requeijão, a cenoura ralada, a salsa, o alho e a cebola, até obter um creme homogêneo.

Preencha todos os tomates com esse creme, polvilhe queijo ralado por cima e tampe com a outra parte do tomate. Leve ao forno preaquecido para assar por aproximadamente 15 minutos.

Prontinho, sirva ainda quentinho! Bom apetite!

RECHEIO DE ATUM COM QUEIJO

Ingredientes

6 tomates grandes

1 lata de atum sólido

½ cebola picada

3 colheres de sopa de queijo ralado

12 azeitonas sem caroço picadinhas

1 colher de sobremesa de mostarda

4 colheres de sopa de requeijão cremoso light ou creme de ricota (se não tiver o light, pode usar o requeijão comum)

3 fatias de queijo muçarela

Orégano

Sal a gosto

Azeite extravirgem

Salsinha picada

Manjericão

Como fazer

Preaqueça o forno a 180º.

Higienize bem o tomate, corte a parte de cima, que depois você pode aproveitar para fechar e servir como um chapeuzinho. Retire a polpa dos tomates, coloque um pouco de sal, orégano e azeite. Depois vire os tomates, com a parte cortada para baixo, para sair o restante do líquido e eles ficarem mais secos. Coloque os tomates em uma forma de cupcake para ficarem em pé, se não tiver as forminhas, corte um pouco da ponta da outra extremidade de cada tomate e ponha em um refratário. Reserve, enquanto faz o restante da receita.

Em uma vasilha misture o atum, a cebola picadinha, as azeitonas, a mostarda, o requeijão cremoso, a salsinha e o manjericão, até formar um creme uniforme.

Preencha os tomates com o creme, polvilhe o queijo ralado por cima, corte as fatias de muçarela ao meio e coloque metade em cada tomate. Tampe com a outra parte do tomate e leve ao forno preaquecido, por aproximadamente 15 minutos, até o queijo derreter.

#DicaEsperta A grafia correta é muçarela, pois o duplo z de palavras de origem italiana, em português se escreve com ç.

#DicaEsperta Substitua os tomates grandes, por pequenos, tipo cereja. É só aumentar a quantidade de tomates. O restante da receita é igual. Fica muito charmoso, um mimo que vai fazer o maior sucesso!

#DicaEsperta Tempere a carne como de costume e coloque como recheio. Para incrementar, polvilhe queijo ralado por cima, com umas fatias de queijo e leve para assar. Se quiser dar um up a mais no sabor, acrescente bacon à carne.

#DicaEsperta Para dar uma bossa, decore com uma folhinha de hortelã, a apresentação fica mais viva.

#DicaEsperta Você pode servir o creme de ricota frio dentro dos tomates cerejas. Para dar um ar de aperitivo, adicione um pedaço de queijo espetado no palito.

#DicaEsperta Na hora de comprar os ingredientes, tenha atenção com o aspecto e a data de validade dos produtos. Uma alimentação saudável começa no preparo dos alimentos, higienize sempre as frutas, verduras e hortaliças antes de usar. Se tiver alergia a algum ingrediente da receita, substitua por outro ou busque outra receita deliciosa no nosso blog, a sua saúde vem sempre em primeiro lugar.

Fonte das imagens:
Imagem 2: designlovefest.com
Imagem 6: thepescetarianandthepig
Imagem 9: quebuenoesvivir
Imagem 12: evatoneva.com

Deixe seu comentário

INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER